Projeto piloto
- Apr 4, 2021
- 3 min read
Tudo começou em janeiro de 1998... brincadeira! Não vou tão longe assim. Mas talvez seja interessante voltar um pouco no tempo, até o ano 2016 para ser mais exata. Após a conclusão do ensino médio uma nova fase começou: graduação. Escolhi o curso de arquitetura e urbanismo dois anos antes de me formar no colégio. Algum dia do ensino fundamental vi sobre arquitetura numa apresentação de escola e aquilo mexeu muito comigo. Anos depois comecei a pesquisar mais sobre e me apaixonei completamente.
O período da faculdade foi uma loucura. Mas calma, foi uma loucura boa. Fiquei assustada no começo, como qualquer mortal ficaria, porém tudo foi se organizando. Projeto sempre foi minha matéria preferida e eu tentava não faltar em nenhuma aula. Tive amigos e professores incríveis, outros nem tanto. Eles foram muito importantes nesses anos e me ensinaram demais. Teve noite sem dormir, muitas lagrimas derramadas, muito dinheiro gasto em plotagem e e-mail para estender prazo de entrega. Também teve muita risada, pulos de alegria ao finalizar um trabalho, amizade, comemorações, notas boas, visitas culturais e aprendizado. Se eu pensei em desistir algumas vezes? Talvez. Mas felizmente lutei pelo meu sonho e hoje posso dizer que sou arquiteta e que escolhi o curso certo.
Tudo que envolve arte sempre me fascinou. Desde aprender sobre, quanto produzir ou ver algo produzido. Gosto da estética, do conceito, do processo, das cores, das texturas, do som, do cheiro e da composição. Arte é algo muito humano e que pode mexer com todos os sentidos. A arquitetura em sim é mais técnica do que artística, mas pode carregar consigo uma linguagem poética tão profunda quanto um oceano. No meu trabalho final de graduação apresentei uma frase encontrada numa dissertação apresentada por Thâmara Carvalho¹ que pode ajudar na explicação:
"A arquitetura, enquanto técnica, é capaz de projetar e transformar espaços para determinados usos e demandas; já a arte, enquanto sensibilidade, é capaz de despertar curiosidade e manter a essência humana."
Umas das coisas que também descobri após conhecer esse mundo da arquitetura foi que tenho uma enorme paixão por viajar. Na verdade, eu até já tinha, mas nenhuma viagem foi a mesma. As construções, as ruas, as fachadas, os transportes, a vegetação, as paisagens, o céu, a iluminação... comecei a reparar em tudo. E toda vez que tenho a oportunidade de conhecer um lugar novo, meu peito se enche de felicidade. O gosto por fotografia veio nesse momento também. A galeria do meu celular é simplesmente lotada de fotos dos lugares por onde passei. Seja na esquina da rua onde moro, ou num outro pais que visitei. Foi durante uma viajem para Lima (Peru) que tirei esse retrato abaixo. Gosto dele pois me descreve muito bem: pessoa emocionada ao encontrar uma exposição focada em arquitetura sobre a cidade na qual estava conhecendo. Arte + arquitetura + viagens = ❤.
Criar esse blog aqui era uma ideia antiga. Desde a pré-adolescência gostava de customizar blogs e postar coisas relacionadas a arte. Unir essa vontade de compartilhar informações com a minha profissão me parece uma combinação ótima e algo que estou disposta a tentar. Eu sempre aprendi mais dividindo conhecimentos com outras pessoas do que guardando tudo para mim. Esse talvez seja o projeto piloto e quer saber se eu estou empolgada? A resposta é SIM.

Te vejo na próxima! Até.
Comments